7 Dicas Inteligentes Para Lidar com Pessoas Tóxicas!

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por anavictoria
em Dezembro 16, 2020

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Todos nós temos ou tivemos pessoas tóxicas em nossa vida. E o que torna uma pessoa tóxica para o seu próximo? Quando alguém desempenha intencionalmente ou inconscientemente comportamentos manipuladores, críticas destrutivas, comentários degradantes, reclamações frequentes, fuxicos, e outros tipos de comportamentos destrutivos.

Pessoas com esses tipo de comportamento causam esgotamento, pessimismo, minam a confiança e adoecem quem os cerca, por isso são consideradas “tóxicas”.

E com tantos afazeres diários, a ultima coisa que queremos é reservar espaço para pessoas que sugam nossa energia e confiança. Mas, é fato que não podemos sair por ai, descartando todo mundo, haverão pessoas que teremos de manter o contato.

Seja por ser nossa família, ou chefe, colega de trabalho, por essas pessoas você terá que aprender a respirar fundo, e praticar a arte de manter o equilíbrio com as técnicas inteligentes para lidar com pessoas tóxicas.

O que é uma Pessoa Tóxica?

Precisamos entender o que é uma pessoa tóxica, para identificarmos em nosso ciclo de convivência. Já que elas podem ser um membro familiar, ou estar disfarçado de seu melhor amigo.

A melhor maneira de saber, se você tem uma pessoa tóxica em sua vida, é prestar atenção em como você se sente, após estar perto dessa pessoa.

Se você se sentir esgotado, negativo e emocionalmente exausto após sair com alguém. Nesse sentido, eles são tóxicos para você.

Principais Comportamentos de Pessoas Tóxicas: 

 

  • Critica você ou terceiros constantemente;
  • Espalha negatividade;
  • É ciumenta e manipuladora;
  • Se submete a fazer papel de vítima frequentemente;
  • Egocêntrica.

Box saúde mental
Você sabia que a melhor forma de cuidar de você, é investindo em autoconhecimento? Clique Aqui para receber o Box Saúde Mental. que vai te ajudar nessa luta contra a baixa autoestima, negatividade, ansiedade, e te ajudar a melhorar sua forma de se relacionar com o outro. Decida hoje investir na sua saúde, clique e receba agora. 

Você precisa saber disso:

A ironia sobre as pessoas tóxicas, é que quando reclamamos de pessoas tóxicas. Não estamos sendo tóxicos?

Você Está Bancando a Vítima?

Pare de ser a vítima. Alguém é realmente responsável, por como você se sente por dentro?

Pergunte a si mesmo…

Todos nós preferimos culpar o outro. Porque acreditamos que de alguma forma, eles tem o controle sobre nossas experiências.

Quão conveniente é ignorar, nossa própria responsabilidade em nossos relacionamentos.

como lidar com pessoas toxicas

Não dê poder às pessoas tóxicas!

Estamos vivendo em uma epidemia de culpa. Embora, escolhamos quem deixamos entrar em nossas vidas. Àqueles que não escolhemos voluntariamente (ex: membro da família, colega de trabalho…). Damos inconscientemente o poder de como essas pessoas nos farão sentir.

Lembre-se disso:

” Não deixe pessoas negativas e tóxicas, alugarem espaço em sua cabeça. Aumente o aluguel e expulse-os.”

O problema de culpar os outros, é que isso nos deixa impotentes para mudar. Já que, temos uma crença equivocada. De que, nossos problemas estão fora de nosso controle, que são problemas externos.

Você já parou para pensar que, não temos que deixar o comportamento de outra pessoa, se tornar nosso problema?

“É sempre culpa do meu chefe por ser tão rude,” ou da “minha mãe por ser tão ignorante”.

Tente se afastar de uma interação desagradável pensando: “Uau, isso foi muito desagradável, suas ilusões interiores devem ser fortes hoje, vou deixar passar agora.” Em seguida, recupere sua paz.

Não temos que desistir das “pessoas tóxicas”. Embora elas possam não se tornarem nossos melhores amigos, podemos deixar de lado a experiência negativa e manter a calma.

Todo Mundo tem Alguns Elementos Tóxicos

É importante notar que, todos nós lutamos contra ilusões internas, ninguém é perfeito. Portanto, todos nós lutamos contra o orgulho, ciúme, apego, ignorância, medo e raiva.

Claro, não podemos consertar as batalhas internas de ninguém. Mas, temos controle absoluto sobre nosso estado interno. Igualmente, nossas reações aos estados internos dos outros.

Aqueles que podem compreender esse conceito, têm uma grande vantagem em evitar conflitos. Além de  criar relacionamentos significativos.

Realmente não é um grande segredo, mas a maioria das pessoas não está ciente disso. De que, não estamos impotentes para toda turbulência externa.

Você tem tudo que precisa agora, para remover a toxicidade de sua vida para sempre.

Portanto:

Agora que examinamos um pouco nosso próprio funcionamento interno, vamos começar e ver como lidar com pessoas tóxicas.

1.º Você ama a sí mesmo?

Quando começamos a desenvolver o autoconhecimento, e nos amar de uma forma espiritual significativa. Intrinsecamente entendemos que merecemos respeito, assim como respeitar o outro.

Ou seja, não permitimos que relações tóxicas drenem a nossa paz.

2.º Você ama o seu Próximo?

Quer dizer de forma genuína?

Todos são dignos de amor, não importa o quão iludidos ou irritantes possam ser para você.

Assim como, a maioria pode enxergar além, do amor falso e super compensado.

Portanto, expanda seu amor, até mesmo por aqueles que são difíceis de amar.

Quando você ama incondicionalmente, fica surpreso em como isso muda a reação de alguém, em relação a você.

No entanto, se houver raiva ou julgamento por trás de suas intenções, isso vai transparecer.

As pessoas percebem isso inconscientemente. Uma vez que o fazem, é uma relação tóxica de ambos os lados.

3.º Você Aprendeu a Dizer não?

O “não” é uma pequena palavra mágica, que pode mudar sua vida. Certifique-se de definir limites. Tudo bem, dizer não.

Expresse suas emoções e diga aos outros, quando as coisas não são aceitáveis. Lembre-se a comunicação é fundamental.

Seja assertivo! Não se trata de todos precisarem amar você, ou gostar de você, mas quando você se defende, todos irão respeitá-lo.

4.º Você vai Embora?

Se você tiver escolha, se retire de uma situação que seja desconfortável.

Exemplos:

  • Ao abordar um grupo de amigos que estão fofocando, peça licença;
  • Bem como, conversar com um amigo que reclama demais. Não hesite em tentar, direcionar a conversa para uma luz positiva.
  • Além disso, você pode fazer uma piada, dizer algo positivo. Afinal, é incrível como a negatividade cresce como uma bola de neve. Assim, também ocorre com a positividade.

 

5.º Você Assume a Responsabilidade por Relacionamentos com Pessoas Tóxicas?

Você escolheu seus amigos, você criou relacionamentos, você tem decidido mantê-los ao redor. Além disso, você diz sim, aos eventos. Assim como, você tem autonomia em decidir ou não participar da fofoca e reclamação.

Conheça o seu papel e se esforce para melhorar. Talvez, isso encoraje outros, a seguirem o exemplo. Você pode escolher suas reações.

Você tem poder absoluto sobre sua experiência em qualquer situação. Portanto, pare de culpar e comece a mostrar compaixão.

6.º Você Demonstra Compaixão?

Você tenta entender, de onde outra pessoa pode estar vindo? Se coloca no lugar do outro? Todo mundo tem uma história, que vale a pena conhecer.

Antes de julgar imediatamente alguém, como bom ou mau, através das lentes do seu condicionamento. Anteriormente, reserve um tempo para tentar conhecer essa pessoa.

Se sentirmos compaixão por alguém, podemos mudar nossa reação. Desse modo, podemos entender de onde vem o comportamento, e parar de levá-lo para o lado pessoal.

7.º Você Aprende com Pessoas Tóxicas?

Até a pessoa de personalidade mais doce, que eu ou você conhecemos, pode ficar aborrecida, zangada, ou chateada com os outros em algum episódio da vida.

Tente lembrar que todos nós estamos fazendo o melhor que podemos, com as ferramentas que recebemos.

Podemos tomar medidas para mudar nossa experiência. Em vez de projetar julgamento e ódio, tente aprender com essa pessoa, aceite quem ela é, e que também não é perfeita.

Em seguida, tente aprender e aumentar, seu próprio crescimento espiritual. Eu tenho um desafio para você, pensar em alguém em sua vida que você considera “tóxico”.

  • Agora, quero que você imagine entrar em uma sala, e pensar em como essa pessoa é tóxica. Posteriormente, você sente a energia negativa, a frente fria imediata?
  • Em seguida, quero que você imagine amar essa pessoa, aceitar seus defeitos. Encontrar pelo menos uma característica que admire e se concentrar nessa característica. Após, fazer isso, você sente a mudança na energia imediatamente?
  • Pratique esta visualização, antes de entrar em contato com outras pessoas. Especialmente pessoas difíceis.

E quando os delírios dos outros, parecerem tão avassaladores que você não consiga encontrar um espaço positivo. Então, deixe-o ir e lembre-se, não leve nada para o lado pessoal.

A única maneira de fazer a mudança ocorrer, é olhar para dentro.


→ Clique Aqui para receber esse livro incrível que vai te ajudar a desenvolver sua autoestima. Explore o seu eu, e aprenda o poder da autoestima. 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.