A rejeição dói, e pode vir acompanhada de sentimentos de ansiedade, incapacidade, ciúmes, solidão. Além da tendência de ser encarada como uma indicação de nosso valor próprio. Por isso é necessário aprendermos a lidar com a rejeição, de forma reflexiva e resiliente, não ignorando nossas emoções, mas sabendo gerencia-las.
O que é Rejeição?
O sentimento da rejeição surge quando não somos aceitos, aprovados, envolve perda do que tínhamos ou queríamos. Assim como o abandono, a rejeição faz com que nos sintamos indesejados, insuficientes. Todos nós já sentimos a dor da rejeição, por um emprego que não deu certo, um amigo que se afastou, não ser convidado para um evento, ou ser abandonado por alguém que amávamos.
Isso provoca um nó de sentimentos e a identificação de cada um, pode dar início ao processo de recuperação.
Construindo Paredes Emocionais:
É natural após uma grande rejeição, querer se proteger das futuras. De modo, que não compartilhar coisas vulneráveis sobre as quais sentimos, como problemas, constrangimentos, esperanças e sonhos, parece ser a solução para manter as pessoas à distância, e assim impedir de nos apegarmos. Pois, aparentemente uma futura rejeição não seria tão dolorosa se a outra pessoa não nos conhecesse profundamente.
Mas a verdade é que fazer isso, é antecipar a rejeição. Porque pensamos ser inevitável, então rejeitamos a outra pessoa, antes que ela possa nos rejeitar. Isso, pode até gerar sensação de controle, mas não faz com que a perda doa menos.
Além disso, colocar barreiras emocionais e rejeitar pessoas prematuramente, não nos ajuda a criar relacionamentos gratificantes. Assim como, não nos protege da dor da rejeição.
Clique Aqui para receber o livro que ajudará você a desenvolver sua autoestima. Explore o seu eu, e aprenda o poder da autoestima.
Como Lidar com a Rejeição?
1.º. Permita-se Lamentar a Perda:
Às vezes por vergonha da rejeição, queremos inconscientemente fazer supressão dos sentimentos. Ou seja, negar a dor, e isso pode ser o motivo de muita gente compensar essa carga na comida, ou na bebida.
Mas o luto envolve se permitir sentir os sentimentos, e não nega-los. De forma, que se exponha a dor através do choro, oração, escrita, terapia, rituais de despedida. Já quanto a duração e a intensidade do luto, dependerão do que você perdeu, podendo durar meses, ou apenas uma hora.
2.º Não se Culpe:
É comum querer saber o motivo da rejeição. Entretanto, nem sempre há motivos claros para ocorrer a rejeição. Geralmente culpamos a nós mesmos, quando não temos respostas. Consequentemente, presumindo que não fomos o suficiente, que somos difíceis, ou que não somos amáveis.
Lembre-se que você pode ter sido condicionado, a acreditar desde o início que é inadequado, e a se culpar. Mas, como pessoa madura, você está mais apto para considerar hipóteses alternativas para a rejeição, e descartar algumas crenças.
Pois, existem tantas razões possíveis para a rejeição, e até as pessoas mais atraentes, mais inteligentes e agradáveis são rejeitadas.
Algumas rejeições não são tão pessoais como parecem. Assim como exemplo, a rejeição nos aplicativos de namoro. Significa que algum estranho levou 30 segundos para fazer um julgamento repentino, com base em critérios que você nunca conhecerá.
3.º Reflita:
Claro que pode ser útil fazer uma análise em seu comportamento. Como lembrar o que você disse ou fez, e quais as reações de terceiros. Refletir sobre algo, que você poderia ter feito de forma diferente para melhorar, ou se perguntar; é algo que eu posso evitar, que aconteça novamente no futuro?
Porém, não quer dizer que a outra pessoa não tinha responsabilidade. Porque o objetivo desse exame, é aprender o que deixamos passar anteriormente, e em que precisamos prestar atenção.
O que não significa que a rejeição, é porque você fez algo errado. Nem sempre é sobre você, é injusto culpar a si mesmo por coisas que estavam fora do seu controle.
Às vezes a moça ou o rapaz do encontro, não retorna porque se sente inseguro, ou você não consegue o emprego, porque o CEO decidiu contratar um conhecido.
4.º Destaque suas Qualidades:
Algo que ajuda a curar a ferida emocional que a rejeição cria, é reavivar a nossa auto estima. Desse modo, se a rejeição partiu de um empregador, ou um parceiro romântico, fazer uma lista das qualidades que você sabe que possui, pode ajudar a calar o diálogo negativo dentro de você. Assim como, ajuda-lo a se recuperar mais cedo.
Por exemplo; você pode listar sua ética de trabalho, confiabilidade, responsabilidade, sua curva de aprendizagem. Em seguida, escolha uma das qualidades e escreva sobre às vezes, em que foi importante exerce-la no trabalho.
Mas se você estiver lidando com uma rejeição amorosa, é fácil idealizar uma pessoa e relacionamento, em meio a sentimentos de rejeição. Porque tendemos a nos lembrar, apenas dos bons momentos. Eventualmente o fracasso de um relacionamento pode nos fazer sentir inadequados e indignos, mas pode ser uma suposição incorreta.
Portanto, experimente fazer uma lista das características que você não gostou em seu parceiro. Posteriormente, leia isso diariamente, isso fará você lembrar o que não era compatível, e identificar as características no próximo parceiro.
Fazer este exercício, é uma forma de auto-afirmar nosso valor. Pois, quando escrevemos, nos lembramos profundamente de quem somos.
5.º Seja Resiliente Para Lidar com a Rejeição:
Pensar em como ter uma mente aberta, buscar apoio, manter o senso de humor, evitar pensar tudo ou nada, focar nas soluções e aprender com as experiências. Bem como, lembrar dos seus pontos fortes, refletir sobre os erros reavaliando com base no que aprendeu, praticar autocuidado. Tudo isso é ser resiliente, é a capacidade de se recuperar, é uma qualidade que você pode desenvolver.
6.º Continue Sendo Você na sua Melhor Versão:
Artistas e escritores são conhecidos por persistir, apesar de serem rejeitados repetidamente. Logo, o que os motiva é a sua mentalidade, eles aceitam que a rejeição faz parte do processo de ser visto, ou lançar uma carreira de sucesso. Além disso, esse modo de se expor repetidamente pode ajudar a torna a rejeição menos dolorosa.
Portanto, eles são um dos bons exemplos que nos mostram, que a rejeição é uma experiência normal. Precisamos reconhecer nossas qualidades, buscando sempre melhorar, mas não morrer com as rejeições de alguém.
7.º Passe Tempo com Quem o Valoriza:
A rejeição perturba nossa necessidade de pertencer. Portanto, passe tempo com aqueles, ou aquele que gosta da sua companhia. Desabafar também pode ser um bálsamo poderoso.
8.º Invista em Autoconhecimento:
E por fim, invista em você em aprender sobre como exercer seu autocuidado. E para isso clica no link abaixo e confere a dica.
Deixe um comentário