Você anda se sentindo bombardeado de informações? Mal consegue organizar seus pensamentos? Eu já me senti assim, e sei o quanto é horrível, não conseguir focar em nada direito, não conseguir desacelerar a mente. Mas o que podemos fazer em situações como essa?
Dicas Para Desacelerar a Mente:
- Orar: Sim isso mesmo, a oração tem poder, e se você tem dificuldades para acreditar nisso, você pode comprovar isso pelo ângulo da ciência. Pois, já existem estudos científicos, que comprovam que a prática de se referir a alguém que tem controle, modula as reações cerebrais. A oração tem poder de ativar, o sistema nervoso parassimpático, responsável por acalmar nossas emoções, após uma situação de estresse, adrenalina. Portanto, a oração pode gerar uma desaceleração, reduzindo os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, pela metade. Além disso, o hábito de orar consegue transformar o cérebro, fisicamente e quimicamente, fazendo com que a área da emoção, chamado sistema límbico, seja menos suscetível a impulsividade. Sendo assim, ore, as nossas emoções são sempre um convite para oração e entrega diante de Deus.
- Escrever: Pode ser que inicialmente, isso não pareça nada convidativo para uma pessoa que está se sentindo agitada, mas, acredite, escrever é terapêutico. Pegue uma folha, um caderno, ou até o seu notebook, abra o bloco de notas e escreva, escreva sobre qualquer coisa, pode ser sobre o que você está sentindo, ou coloque em lista suas ideias, e tudo que você precisa fazer, é incrível como isso ajuda organizar os pensamentos.
- Ouvir Música: Calma ai, antes que você fale, eu já faço isso! Não pode ser qualquer música, escolha músicas com letras de renovo, esperança, fé, amor, pode ser no gênero rap, rock, pop, forró, viola, reggae, mas preste atenção na letra, e principalmente se você entende de melodia, analise quais emoções você sente quando ouve as músicas. Isso é importante, porque se você não estiver bem, e se o propósito não for de se entregar a derrota, então você não deve ouvir músicas com letras e melodias depressivas, mensagens fúteis. Particularmente quando estou triste, agitada, ansiosa, gosto de ouvir canções que me inspiram esperança, força, ânimo, (muito diferente de quando eu era adolescente, kkk).
Apaixone-se pelo processo de se conhecer, de se tornar a sua melhor versão. Se cobre menos e busque melhorar aos poucos todos os dias.
Eu acredito em você, busque autoconhecimento, leia o combo sobre autocuidado, clique na imagem e receba agora!!! - Ler um livro: Se você não tem o hábito de leitura, pode até sentir preguiça só em pensar, mas ler pode ser muito relaxante. Portanto, eu desafio você a experimentar esse prazer, que não só vai te ajudar a desacelerar a mente, como pode gerar em você muitos frutos bons. Desse modo, comece com a leitura de um livro, ou revista com um tema que você gosta, ou que lhe gera curiosidade. Assim você vai sentir maior motivação, em fazer e concluir. Além disso, existem algumas indicações que eu quero deixar para você, que me ajudaram demais em fases que eu me sentia desnorteada. A primeira delas é a Bíblia sagrada, esse livro é uma verdadeira fonte de reflexões, e lições aplicáveis que transformam realidades. Pois quando você lê, compreende e aplica você colhe vida em todos os sentidos. Segundo, indico o que eu li recentemente, simultaneamente com o primeiro, que se chama Tenha sucesso sendo você mesmo, você pode acompanhar a resenha no meu canal.
- Organizar Coisas: Isso aí, você pode arrumar itens na sua casa, no trabalho, escritório, garagem. Pois, essas atitudes de organização, ajudam o cérebro a reduzir níveis de cortisol, noradrenalina da ansiedade levando ao estado de relaxamento. Você já experimentou algum nível de prazer, após organizar determinadas coisas? Ver tudo mais em ordem, limpinho… ah é bom demais! Sem falar que enquanto você arruma, você foca naquela atividade do presente, ou até reflete melhor, gerando uma sensação de mais clareza, de fora para dentro.
- Caminhar: Dá uma volta fora de casa, fazer uma caminhada pode ajudar muito. Eu sinto que melhoro bastante meu emocional, quando vou a uma praça, bosque e vejo verde, respiro um ar mais gostoso. Assim, como quando estou em uma esteira na academia, ou quando caminho aleatoriamente no quarteirão de casa. Tente fazer algo semelhante e analise os resultados…
- Converse com um Amigo: Dialogar com um amigo faz muito bem, melhor ainda se vocês se reunirem pessoalmente. As amizades se forem saudáveis, tem um impacto positivo em nosso emocional. Uma conversa pode ajudar você a ter clareza, sorrir, e mesmo que você não consiga, ou não possa falar sobre tudo que está sentindo, ter um momento com um amigo pode gerar leveza na mente, desde que sejam boas companhias.
- Dance Até Cansar: Você já ligou o som e dançou loucamente as músicas que você gosta? Já fiz isso com som alto e dancei na sala de casa, como já tranquei a porta do quarto com fone de ouvido e dancei até ficar descabelada. Hahaha é bom demais! Também, é bom quando você vai ao show do cantor, ou da banda que você gosta e isso acontece. Mas quero dizer, que você não precisa sair de casa, para experimentar os benefícios da dança. Portanto, apenas ligue o som e dance ao seu modo, isso ajudará a desacelerar sua mente.
- Técnica dos sentidos: Pare em algum lugar, fique em posição ereta, e comece a observar o que está em sua volta. Já ouviu falar em atenção plena? Exercite seus sentidos, pare e comece a perceber o seu ambiente, observe 5 coisas que estejam ao seu redor, ou 2 coisas que você esteja ouvindo, ou que possa tocar. O intuito é desacelerar a mente, fazendo ela focar no agora, no presente
- Assista um Filme: Assistir filme, documentário, podcast completo de um assunto que você gosta, pode fazer bem, quando você não consegue desacelerar a mente, (isso sem se afundar nos excessos). Dessa forma, sua mente vai estar ligada ao que se passa, mas você deve se atentar aos excessos e ao conteúdo. Além disso, deixe um pouco de lado videos curtos demais, como tiktok, inshot, (nosso cérebro fica hiper estimulado) pois quanto mais curtos mais videos vemos em pouco tempo. Portanto, nesse momento o ideal é que você acesse um conteúdo mais fundo. Ou seja, opte por conteúdos saudáveis, e que te ajudem a lidar com essa fase que você está passando. Lembre-se de se alimentar bem, e não ignorar a necessidade do sono.
- Faça Terapia: Todas as dicas citadas aqui, fazem a diferença no seu emocional. No entanto, se você sente nada que você faça ajuda, você pode buscar ajuda terapêutica.
- Para de se Comparar: Viver de comparações pode desenvolver uma mente acelerada. Por quê? Porque você pode ter a falsa sensação de que está atrasado, e querer sair fazendo mil coisas, atropelando fases. Portanto, calma aí, desacelera essa mente, se esforce, porém, aprenda aproveitar seu caminho, um passo de cada vez.
Clique Aqui para receber o Box Saúde Mental. Aprenda como lidar com baixa autoestima, negatividade, ansiedade, relacionamentos tóxicos e insônia. Decida hoje investir na sua saúde!
Deixe um comentário